Notícias‎ > ‎

A Verdade atrai e contagia

postado em 18 de nov de 2010 15:32 por Gabriel Ulian Briganó   [ 1 de jul de 2011 13:06 atualizado‎(s)‎ ]
Por Dora Porto.

Realizamos há pouco no Colégio Ranieri em S Paulo, algumas sessões do programa Protege tu Corazón para um grupo de alunos do 2o e 3o do Ensino Médio.

Sinceramente, visto que iriam entrar em contato com o programa pela primeira vez, não tinhamos uma expectativa muito alta.

Um grupo relativamente pequeno,  meninos e meninas com idade variadas entre 15 e 18 anos, nos revelaram coisas fantásticas.

Nossa meta era chegar a contagiá-los com a verdade sobre a sexualidade e o amor, e fazê-los refletir sobre suas próprias vidas e seus sonhos e tudo o que poderia obstruir essa caminhada.


Foram 3 sessões de 2 horas cada, que foram num crescendo, de interesse, entusiasmo e participação.

No primeiro dia , ainda um pouco desconfiados, os alunos nos olhavam com um semblante notadamente interrogativo. O que será que essas pessoas vieram fazer aqui?

Já na segunda sessão, mesmo com a ausência de alguns, foi- se criando um clima de muita amizade, de carinho verdadeiro, de respeito,de confianca, inacreditável.Afinal aquela turma estava apenas nos conhecendo! 

Fomos , através de muitas atividades, levando-os a pensar e constatar o quanto ainda não nos conhecemos, as pressões que todos sofremos: do grupo, da sociedade dos amigos, também  as pressões positivas que recebemos dos pais, da família, dos professores, etc.

Foi gratificante perceber a alegria que sentiam quando notavam as pressões pelas quais passavam e como poderiam defender-se com atitudes assertivas, criativas e inteligentes. 

Pudemos constatar que a Verdade realmente contagia!
Nas avaliações escreveram o que sentiram: sentiram-se respeitados, com liberdade para falar, ajudados a refletir.

Acharam as sessões claras e esclarecedoras, e se supreenderam com os conceitos de amor, sexualidade, tão diferente das mensagens que costumam ouvir.

Na ultima sessão, o tema tocava num terreno que para muitos é terreno minado:sexo antes do casamento, sim ou não?


Divididos em pequenos grupos, os jovens foram relacionando as possiveis consequencias de um relacionamento sexual precoce.

Foram eles mesmos que afirmaram as consequencias que nem sempre são levadas em consideração: as consequencias emocionais, como o arrependimento, a tristeza, assim como também  as consequencias na dimensão racional como o atraso ou adiamento dos estudos, .....
Através de dramatizações pudemos verificar como os jovens são capazes de pensar além dos seus instintos mais primários. Quando são levados a pensar reagem de uma forma surpreendente!

Será que todos vão mudar de conduta no que di respeito a vivência sexual? Estamos certo que não. Porém  de uma coisa estamos bem convictos: esses jovens nunca mais serão os mesmos pois foram contagiados pela beleza da Verdade e do Amor!


Fantástico! 
Comments