Informações‎ > ‎

Dúvidas Frequentes

Vamos responder 21 perguntas freqüentes acerca do que é “Protege tu Corazón” (PTC).Para ampliar as informações sugerimos consultar nosso site: www.protegetucorazon.com.

1.    O que é Protege tu Corazón?

É um programa de educação da sexualidade baseado na formação do caráter.

2.    Qual é sua missão?

 Propôr um caráter forte para viver uma sexualidade inteligente. Esta missão, adotada como slogan do programa-“Caráter forte, sexualidade inteligente”- quer dar a entender que um caráter forte é sinônimo de bom caráter e bom caráter é aquele que está assentado em bons hábitos, quer dizer em valores e virtudes.

3.    Qual é sua visão?

Adolescentes capazes de viver o amor verdadeiro, base de um casamento solido e feliz no futuro.

4.    Em que fundamenta?

Em ciências como a antropologia, a medicina, a biologia e a psicologia entre outras.

5.    A quem se dirige?

     A adolescentes, pais de família e professores de instituições educativas.

6.    Quais são os elementos do programa?

Sessões para pré-adolescentes (8-9 anos), para adolescentes (10 a 18 anos) e oficinas para pais de família.

7.    Porque os pais são incluídos?

Desde 1993, quando o programa foi iniciado na Colômbia, viu-se a necessidade de vinculá-los através de oficinas exclusivamente desenhadas para eles. Desta maneira, os pais recebem informação sobre o mundo do adolescente, muitas vezes alheios a eles, podendo compreender suas carências e necessidades. Nas oficinas, recebem ferramentas pedagógicas para formar seu caráter com maior preparação, aprendendo a construir pontes de diálogo e conectando melhor com cada filho, influindo com otimismo e sentido prático.  

8.    Como se escolheu os conteúdos?

Os temas têm relação com a vida do adolescente e são estreitamente relacionados com sua experiência cotidiana. São selecionados com base nas “carências típicas” da adolescência e se adaptam a cada idade de tal maneira que vão correspondendo à maturidade intelectual e psicológica. Simultaneamente, os pais são convidados para as oficinas cujos temas têm relação com as que seus filhos recebem.

9.    Quantas sessões se dão por ano?

Cada ano os adolescentes recebem duas, três ou quatro sessões. O número é de acordo com a preferência da instituição educativa. No ano seguinte recebem outras tantas e assim sucessivamente até completar continua e sistematicamente os temas previstos pelo programa, desde os 10 anos até terminar o ensino médio. As sessões para pré adolescentes começam a partir dos 8 anos, acompanhadas de oficinas para pais.Nas classes abaixo de 8 anos se  inicia só com  as oficinas para pais.

10. E isto é suficiente?

É muito suficiente! Protege tu Corazón está desenhado como um complemento e não como um substituto da educação da sexualidade e do caráter que oferecem os pais e o colégio. Nunca é demais!

11. Quanto tempo dura uma sessão e uma oficina?

As sessões (para adolescentes) e as oficinas (para pais) estão desenhadas para uma duração de hora e meia. Recomenda-se que as sessões dos adolescentes aconteçam em horário acadêmico e as oficinas de pais no horário que mais convenha a eles.  

12. As sessões para adolescentes são dadas no tempo de todo período acadêmico?

O recomendável é dar as sessões durante uma semana, para poderem emergir no programa. Dependendo do número de alunos, se estende para 2 semanas.A experiência mostra que desta forma tem-se mais eficácia porque os adolescentes recebem os conteúdos de forma intensa e o processo ensino-aprendizagem otimiza-se.

13. Como se consegue gerar interesse pelos temas?

Esta metodologia participativa própria do programa expõe conceitos, busca atrair e manter a atenção do adolescente, através de exercícios escritos, vídeos, música, dramatização, dinâmicas, discussões de mini casos, etc. Apresentam-se desafios exigentes em tom de proposta, animando-os a opinar e também discernir, em um ambiente de liberdade, respeito e bom tom humano.

14. De que outra maneira se conecta pais e filhos no programa?

No final de cada sessão, os adolescentes recebem uma folha de papel com o titulo de “Falando juntos” que contém quatro ou cinco perguntas simples relacionadas com o tema tratado. Pede-se que levem para casa e formulem estas perguntas aos seus pais. É uma oportunidade para abrir o diálogo sobre estes temas, manter “as portas abertas” e gerar maior confiança entre pais e filhos.

15. Como se vinculam os professores?

Existem aulas dirigidas exclusivamente para eles e podem também ser convidados para as oficinas dos pais para familiarizar com os conteúdos do PTC.Em contacto com o programa, captam seu conteúdo, a metodologia e o estilo que o caracteriza podendo, assim ajudar seus alunos nos temas que vivenciaram nestas aulas.

16. Como se desenvolve uma sessão?

Os professores do programa são orientados a fazer pensar e propôr, mais que apontar uma má conduta ou impôr um comportamento. PTC fala sempre no positivo para criar uma mentalidade otimista sobre o desenvolvimento do caráter unido a vivência da sexualidade. Pretende-se que o aluno descubra as carências típicas da idade adolescente para logo sugerir - de forma atrativa - que consigam habilidades para ajudar a superar essas carências. Faz-se a proposta e depois de explicar como desenvolver estas habilidades,  deixa-se que escolham em liberdade fazer ou não o esforço correspondente. Se os pais e professores conhecem este estilo, poderão tornar-se aliados do programa motivando o adolescente a realizar o esforço correspondente, que se fizer será beneficiado adquirindo traços de bom caráter.

17. Como se implementa PTC em um colégio?

Previamente o colégio define os graus em que tem interesse que se inicie o programa. Com esta informação faz-se uma proposta de temas de acordo com a idade tendo em conta o número de grupos e de alunos por cada grau. Estipula-se os temas a desenvolver, as datas convenientes e o custo respectivo. Acrescentam-se as oficinas para pais e ou professores. Esta proposta pode ser modificada tantas vezes quanto for necessário até que o colégio aprove definitivamente.

18. Qual o número ideal para formar os grupos?

Para obter eficácia pedagógica, os grupos não devem exceder de 25/30 alunos. Nas oficinas para pais o número de assistentes pode ser de 60 a 80 pessoas.

19. PTC se adapta a todo colégio?

As idades cobertas pelo programa vão de 8 anos até o último ano do ensino médio. Um colégio pode escolher que se comece em todas as idades ou segmentar a aplicação a sua conveniência.  Por exemplo, pode ser efetuado somente no Fundamental I ou só no Fundamental II ou só no ensino médio. Em um ano se podem avaliar os resultados em um segmento por idade e depois aplicar a outros, de acordo com suas necessidades. PTC se adapta como uma luva.

20. Até onde chegou Protege Tu Corazón?

Desde sua criação até hoje PTC foi implantado em mais de 85 cidades de 18 países da America, Europa e Ásia. Foi traduzido ao inglês, português e italiano. Estima-se que alcance a 3000 pessoas a cada semana através de instrutores certificados pelo PTC Internacional. Atualmente é transmitido todas as semanas no programa de televisão “Televida-Protege tu Corazón” cujo sinal se emite da Colômbia para 27 países. 

21. Como se poderia explicar brevemente o PTC?

As idéias seguintes servem para entendê-lo sinteticamente:

PTC é um programa de educação da sexualidade baseado na educação do caráter.

Para viver bem a sexualidade se requer o desenvolvimento de um bom caráter. 

PTC está centrado nas 5 dimensões da pessoa e integra a sexualidade nestas dimensões: física, social, emocional, racional e transcendente.

Os temas que contem o PTC têm relação com a idade e maturidade psicológica do adolescente e se apresenta de forma positiva para gerar otimismo sobre a sexualidade humana.

PTC sugere ideal exigente e propõe (não impõe) habilidades para que o adolescente faça esforço voluntario para superar as carências típicas de sua idade.

O que propõe o PTC representa para o adolescente uma oportunidade de desenvolver traços próprios de um bom caráter, se aceitar realizar voluntariamente os esforços correspondentes.

Entre os traços de bom caráter que o PTC pretende estimular são os seguintes: o respeito, a sinceridade, a responsabilidade, a prudência, a fortaleza e o autocontrole entre outros.

A sexualidade está estritamente unida a capacidade de amar e de dar vida.

PTC considera que o apoio dos pais é decisivo para estimular o esforço necessário para o desenvolvimento do bom caráter. Ninguém como eles tem mais afeto e conhecimento dos filhos para ajudá-los eficazmente. Os pais precisam de estímulo e ferramentas pedagógicas práticas para aplicar e conectar com seus filhos adequadamente. As oficinas do PTC cumprem com seus propósitos. 

PTC complementa – não substitui – o trabalho educativo dos pais neste aspecto tão importante da personalidade.